Contato por telefone ou e-mail
Caso alguém entre em contato com você dizendo ser da Visa, atenção. Alertamos que jamais a Visa irá procurar seus portadores por telefone ou por endereço eletrônico, já que ela não tem esses dados. Portanto, se alguém se identificar dessa maneira, não forneça seus dados pessoais ou de seu cartão de crédito e débito.
O seu banco ou a administradora de cartões, emissor do seu cartão, poderá entrar em contato com você. No modelo administrativo da Visa, todo o processo de operação do cartão é descentralizado. Ou seja, cada um dos emissores é responsável pela venda e manutenção do cartão e ainda pelo relacionamento com os seus clientes. Assim, é o banco emissor que entra em contato com o cliente – para oferecer um serviço agregado ao cartão, por exemplo, mas ele deve se identificar como tal.
Mesmo que o banco ou a administradora de cartões, emissor do seu cartão, entre em contato com você, ele dificilmente pedirá o número do seu cartão, pois esse é um dado que ele já tem. O atendente pedirá outras informações, como por exemplo a data de seu nascimento e o número de seu CPF. Esses dados servem para confirmar se a pessoa que atendeu a ligação é mesmo o titular do cartão.
Assim, caso ofereçam alguma promoção a você mediante o fornecimento do número do seu cartão, procure se informar antes junto ao banco emissor do seu cartão sobre a veracidade da oferta.
Outro ponto muito importante: nunca informe a senha de seu cartão a ninguém – nem mesmo ao emissor do seu cartão.
Caso você receba, em seu endereço eletrônico, alguma mensagem de seu banco ou administradora de cartões solicitando a atualização de seus dados através de um site, procure sempre confirmar a veracidade da solicitação com seu banco ou administradora antes de fazer essa atualização.
No momento de usar o seu cartão
No momento do pagamento, procure nunca perder de vista o seu cartão na hora em que o atendente do estabelecimento for passá-lo no terminal eletrônico. É mais comum que, em postos de combustíveis ou restaurantes, o portador não acompanhe a transação e apenas assine o comprovante de venda. Nesses ramos de atividade, alguns estabelecimentos já oferecem terminais que podem ser levados até o carro ou até a mesa do restaurante.
No caso de compras pela internet ou pelo telefone, alguns estabelecimentos podem solicitar o "código de segurança". Isso não é a sua senha. O código de segurança está no verso de seu cartão, no painel de assinatura, e corresponde aos três últimos números após o número de seu cartão.
Quando for comprar pela internet, procure utilizar o número de seu cartão em lojas ou sites conhecidos.
Postos de venda de cartões
Alguns bancos ou administradoras de cartões montam postos de venda em locais públicos. Os interessados fornecem seus dados, que depois são submetidos à análise. Caso isso aconteça com você, lembre-se sempre de solicitar um telefone de contato, para saber futuramente sobre o andamento de sua solicitação.
Operações no Caixa Automático
Analise o local: se o Caixa Automático está mal iluminado ou em uma área deserta, utilize outro Caixa Automático.
Tenha o cartão à mão para evitar ter que procurá-lo no bolso ou na carteira.
Certifique-se que ninguém próximo a você possa ver sua senha e o valor total da transação.
Não conte o dinheiro enquanto estiver no Caixa Automático. Guarde imediatamente o dinheiro, o cartão e o recibo da transação.
Depois de completar a transação, lembre-se de retirar o cartão e o recibo da transação.
Se o seu cartão ficar retido no Caixa Automático, desconfie de quem lhe oferece ajuda, mesmo que pareça um segurança do banco. Não aceite ajuda de estranhos e relate o evento o mais rápido possível a seu banco.
Não utilize um Caixa Automático com aparência estranha, como, por exemplo, com dispositivos sobrepostos.
Evite que alguém possa ver sua senha enquanto utiliza o Caixa Automático ou faz uma compra em um estabelecimento.
Outras dicas de segurança
Nunca anote sua senha – memorize-a!
Nunca diga a sua senha a ninguém pessoalmente, por telefone ou por e-mail.
Ao escolher sua senha, não opte por números e letras que possam ser facilmente identificados. Evite utilizar iniciais, números de telefone ou datas de nascimento.
Certifique-se de assinar o cartão logo que recebê-lo.
Faça uma relação de número de contas e números de telefone para comunicar cartões perdidos ou extraviados. Mantenha essa lista em um lugar seguro.
Certifique-se se recebeu de volta seu cartão após fazer a compra e verifique se é realmente o seu cartão.
Nunca forneça o número do seu cartão por telefone, a menos que você tenha realizado a chamada por iniciativa própria.
Sempre verifique o valor total da transação antes de assinar o comprovante.
Ninguém deverá ter acesso a seu cartão. Se um familiar pegar emprestado o seu cartão sem seu conhecimento, você é responsável pelas compras ou pelo dinheiro sacado.
Não deixe seu cartão em lugares de fácil acesso sem supervisão, como no porta-luvas do carro ou na gaveta do escritório.
Informe imediatamente o banco no caso de roubo ou perda do seu cartão. Quando viajar para fora do país, leve com você os números de telefones gratuitos do Centro de Assistência Global a Portadores de Cartão Visa.
Liderança na Prevenção da Fraude em Pagamentos Eletrônicos
A Visa International, líder em meios de pagamento eletrônico, desenvolve soluções inovadoras para certificar-se que informações potencialmente sensíveis, como o cartão, o número do cartão e a senha fiquem sob controle de uma só pessoa: o próprio portador do cartão.
Para conquistar essa meta, a Visa criou várias maneiras de autenticar as compras com cartões de crédito e débito, protegendo o comprador e o vendedor, especialmente nas vendas feitas na internet. Nas compras feitas por telefone, a Visa exige a utilização do AIS, um conjunto de regras para tráfico e uso de informações do cartão de crédito.
Ao adotar essas medidas de combate à fraude, a Visa conseguiu reduzi-la para menos de 1% do volume de vendas global da empresa, o que equivale a apenas seis centavos de cada 100 dólares faturados. No Brasil e na América Latina, esse número cai para somente três centavos de cada 100 dólares.
0 comentários:
Postar um comentário